Perfil da Enfermagem no Brasil

Uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), a Federação Nacional dos Enfermeiros, a Associação Brasileira de Enfermagem e o Conselho Federal de Enfermagem, irá traçar o Perfil da Enfermagem no Brasil, com a ajuda de aproximadamente 60 mil profissionais que atuam na área (Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem).

A ideia da pesquisa, que será realizada em fevereiro de 2012, foi bem recebida pelos profissionais da área. A coordenadora do projeto, Maria Helena Machado, da ENSP, diz que a intenção é conhecer a realidade dos que atuam na área da saúde, além de encontrar a possibilidade de melhorar as condições de trabalho e de vida.

Serão abordados no questionário dados como faixa etária, situação econômica, raça, formação profissional e alguns fatores em transição na profissão. Maria Helena afirma que “a enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina, mas isso vem mudando nos últimos anos com a masculinização da profissão, e o questionário nos dará essa avaliação. Outro aspecto discutido é em relação à família desses profissionais: por exemplo, ‘enfermeiros reproduzem enfermeiros?’ ‘Sabemos que isso ocorre na medicina, mas também funciona na enfermagem?”.

Além de quesitos socioeconômicos, o estudo quer investigar qual a situação de trabalho na área de enfermagem, quais os ambientes que atuam e os horários em que estão exercendo suas funções. Salários e diferença entre o setor público e privado também estarão em pauta.

Maria Helena ainda acrescenta que espera que 2012 seja o ano da enfermagem no Brasil e que todos os profissionais da saúde, tanto enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem respondam a pesquisa que irá mostrar quem realmente são os enfermeiros do Brasil.

Fonte: Blog da Saúde

Atendimento Online


LiveZilla Live Help

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta
Das 08h00 às 17h

Calendário de Enfermagem 2014


Enquete

Qual o seu maior interesse pelo Programa Proficiência?

Redes Sociais