Duas novas vacinas serão introduzidas no calendário de vacinação infantil no segundo semestre de 2012

O Governo Federal do Brasil introduzirá duas novas imunizações injetáveis – antipóliomielite e pentavalente.

Atualmente, o esquema vacinal infantil conta com a vacina antipólio administrada via oral (também conhecida como gotinha), e com a tetravalente, que confere imunidade contra quatro doenças, a saber: difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae B, administrada via intramuscular. 

A introdução das novas vacinas representa mais um dos avanços do Programa Nacional de Imunização (PNI), pois a vacina contra a poliomielite será feita com o vírus inativado e será aplicada em crianças que estão no início do calendário de vacinação, o que reduz riscos de possível contágio pela doença. Já a pentavalente, amplia a cobertura vacinal com a aplicação da vacina contra Hepatite B na mesma dose, o que diminui o número de aplicações a que a criança se submete. Segundo Jarbas Barbosa, Secretário de Vigilância em Saúde, as doses injetáveis não irão abolir as “gotinhas”, mas, será adotada a vacinação combinada como uma fase de transição, ou seja, as duas vacinas estarão no calendário de forma sequencial, sendo a injetável aplicada aos dois e aos quatro meses de idade, e os reforços aos seis e 15 meses serão administrados por dose oral. 

A introdução dessas vacinas implicará na modificação do calendário vacinal da criança. Portanto, fique atento, pois esse será um tema de atualização do Programa Proficiência importante para os próximos meses.  

Fonte: G1

Atendimento Online


LiveZilla Live Help

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta
Das 08h00 às 17h

Calendário de Enfermagem 2014


Enquete

Qual o seu maior interesse pelo Programa Proficiência?

Redes Sociais