“Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”

A Aids, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença que acomete o sistema imunológico; é causada pelo vírus HIV, que por sua vez agride e altera o DNA principalmente dos linfócitos T CD4+. Com isso o organismo fica mais propício a contrair outras doenças, como resfriados e até câncer. Como o organismo fica mais fraco, o tratamento para qualquer outra patologia que o indivíduo adquira é mais difícil.

Os primeiros casos da Aids surgiram nos anos 1980. Segundo o Boletim Epidemiológico 2011, divulgado no final do mesmo ano pelo Ministério da Saúde, o número de casos de infecções pelo vírus da Aids no Brasil, de 1998 à 2010, passa dos 608 mil, sendo que 65,4% pertencem ao sexo masculino e 34,6% ao feminino.

Analisando esses dados e pensando no atual cenário brasileiro, a campanha para o Carnaval 2012 do Ministério da Saúde enfocará principalmente jovens gays de 15 a 24 anos, grupo que mais contraiu a doença no período de 1998 a 2010, nesse período os casos na população homossexual dessa faixa etária subiram 10,1%.

“Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua” foi o conceito escolhido para incentivar os jovens a se prevenirem contra a Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Filmes para TV aberta, banners, cartazes e muito material explicativo fará parte das ações desse ano. Pensando em todos os públicos do carnaval, o Ministério da Saúde lançou ainda um material específico para os travestis.

A iniciativa do Ministério da Saúde é dividida em duas etapas: a primeira serão ações de prevenção realizadas antes do carnaval, incentivando o uso do preservativo; e a segunda, pós-festa, alertará os foliões que tiveram comportamentos de risco sobre a importância de realizar o teste rápido de HIV.

Fonte: IbacBrasil, Ministério da Saúde Carnaval, Boletim Epidemiológico, Ministério da Saúde Aids

Atendimento Online


LiveZilla Live Help

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta
Das 08h00 às 17h

Calendário de Enfermagem 2014


Enquete

Qual o seu maior interesse pelo Programa Proficiência?

Redes Sociais