Atualização da Rename inclui mais cinco medicamentos na lista do SUS


A lista oficial de medicamentos que SUS oferece passa a incluir cinco novos fármacos em sua relação, sendo que eles farão parte da distribuição gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sempre sob prescrição médica. O acrescentamento desses medicamentos foi divulgada pela portaria 533 no Diário Oficial da União no dia 29 de março de 2012.

A Rename (Relação Nacional de Medicamentos), atualizada a cada dois anos e agora conta com 810 itens, sendo incluídos os remédios alopáticos Finasterida e Doxasozina, para tratamentos da hiperplasia benigna da próstata, e três fitoterápicos Hortelã – para a síndrome do cólon irritável -, Babosa – para queimaduras e psoríase – e Salgueiro – para dor lombar.

O Ministério da Saúde começou a financiar fitoterápicos pelo SUS em 2007, hoje já são 11 medicamentos que fazem parte da lista, todos registrados pela Anvisa e com garantia de segurança e eficácia.

Para 2012, a Rename passou por uma reformulação ganhando outro conceito, sendo que agora estão incluídos remédios para tratamento de doenças raras e complexas, além de vacinas e insumos, juntando-se aos medicamentos da atenção básica para a população brasileira. Em comparação a lista do ano passado a relação ganhou mais 260 itens disse Carlos Gardenha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, explicando sobre a inclusão desses fármacos que estavam fora da lista de “essenciais”.


Para usufruir dos medicamentos oferecidos pelo SUS o usuário deve apresentar a prescrição médica nas Unidades Básicas de Saúde.


Fontes: G1, Portal da Saúde





Atendimento Online


LiveZilla Live Help

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta
Das 08h00 às 17h

Calendário de Enfermagem 2014


Enquete

Qual o seu maior interesse pelo Programa Proficiência?

Redes Sociais