Brasil produzirá vacina tetra viral a partir de 2013

O calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde passará a contar, a partir do ano que vem, com a vacina tetra viral que protege contra quatro doenças de uma única vez, sarampo, caxumba, rubéola (já cobertas pela vacina tríplice viral) e varicela.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou no dia 04 de agosto, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, um acordo para a produção da vacina no país. O tratado prevê também a transferência de tecnologia do laboratório privado GlaxoSmithKline  (GSK) para o público de Biomanguinhos, da Fiocruz.

“Com apenas uma picada o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

A tetra viral é dada em duas doses: para crianças de até 12 meses e a segunda aos 4 anos de idade. Hoje a vacina contra varicela só é oferecida na rede pública em épocas de surto. Com a nova vacina, o SUS passa a contar com 25 vacinas, sendo 13 ofertadas no calendário básico de imunizações.


Atendimento Online


LiveZilla Live Help

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta
Das 08h00 às 17h

Calendário de Enfermagem 2014


Enquete

Qual o seu maior interesse pelo Programa Proficiência?

Redes Sociais