Identidade profissional do enfermeiro

Identidade profissional é o conjunto de atributos construídos de uma forma coletiva que torna o profissional único e especial. Identidade é o que o profissional é não o que ele gostaria de ser. Dessa forma, o profissional deve descobrir quais atributos ele possui e valorizá-los, enfatizando-os como um diferencial (FASCIONI, 2011). 

O ser humano tem essa identidade, sendo que a mesma é renovada continuamente, por isso sempre permanecerá incompleta. O trabalho é uma espécie de espelho, em que o homem se projeta e se enxerga no mundo, o que confere sua identidade de trabalhador (BECK, et al. 2004).  

Na enfermagem, esses tributos são desconhecidos pela maioria das pessoas, tanto para os leigos, como para os profissionais da área de saúde, que acabam confundindo as categorias da classe de enfermagem, acarretando a desvalorização da profissão, a imagem negativa para a população e a desvalorização social que causa dificuldade no desenvolvimento da profissão (OLIVEIRA, 2006).

Além destes problemas, a enfermagem sofre com sua história, que foi iniciada por religiosas, que viviam em prol de cuidar de idosos, escravos, pobres e órfãos, os quais eram submissos a ordens médicas. Contudo, no decorrer da história, outra parcela populacional passou a prestar assistência aos doentes, o que passou a ser composto por mulheres prisioneiras e prostitutas da época, que tinham um salário baixo e não possuíam conhecimento científico para realizarem tal atividade (NAUDERER; LIMA, 2005).  

Um exemplo dessa visão advém dos próprios profissionais, conforme evidencia uma pesquisa que buscou identificar o grau de entendimento, dos profissionais, sobre a profissão e a identidade profissional no percurso da carreira de enfermeiros. A pesquisa foi realizada com sete enfermeiras e três enfermeiros, que tinham no mínimo cinco anos de formação e trabalhavam em áreas diferentes (saúde publica, área hospitalar e docência). A dinâmica proposta aos participantes compreendia a descrição de como eles imaginavam a enfermagem antes de ingressar na faculdade, durante a realização do curso e após a sua formação. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais não tinha conhecimento sobre a profissão e que foram influenciados por familiares e pela sociedade para ingressarem na área, somente no decorrer do curso é que realmente tiveram uma visão breve do que seria ser enfermeiro. E, somente depois de formados conseguiram ter uma visão mais concreta da profissão, pois tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, e julgar qual seria sua área de afinidade, descobrindo assim a sua identidade profissional (OLIVEIRA, 2006). 

 Como descrito na pesquisa acima, pode-se destacar o déficit de conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca da profissão que escolheram para constituir a sua carreira. Os profissionais acabam por conhecer a enfermagem de maneira mais aprofundada somente depois da sua formação quando estão atuando no mercado de trabalho, pois mesmo durante o curso só possuem uma breve visão.

Diante disso, verifica-se que para desenvolver a identidade profissional é necessário o crescimento profissional, ou seja, através das experiências vividas no campo de trabalho, buscando sempre atualizar-se, responsabilizando-se por sua educação permanente (LIMA; BINSFELD, 2003).

Colega profissional, você sabe qual é a sua identidade profissional? Reconhece os fatores históricos que influenciam a visão da Enfermagem por você e pela sociedade? Deixe seu comentário sobre o tema e também discuta o assunto com seus colegas de trabalho!


Elaborado por: Mariana Lucio.


REFERÊNCIAS

BECK, L. C. L. et al. A identidade profissional dos enfermeiros de serviços de saúde municipal. Cogitare Enferm., v. 14, n. 1, p. 114-120. Santa Maria, mar., 2009. Disponível em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fojs.c3sl.ufpr.br%2Fojs2%2Findex.php%2Fcogitare%2Farticle%2Fdownload%2F14140%2F9518&ei=b32fUcDgCavI0AHhs4DQCA&usg=AFQjCNFgIyZ9L25XvqUKic9xufewCymFhw&sig2=LkUCwbHaXk74-vYIWzYzEA&bvm=bv.47008514,d.dmQ&cad=rja>. Acesso em: 24 maio 2013.

FASCIONI, L. Identidade corporativa e design. 2011. Disponível em: <http://www.ligiafascioni.com.br/consultoria/identidade-profissional/>. Acesso em: 24 maio 2013.

LIMA J.C; BINSFELD L. O trabalho do enfermeiro na organização hospitalar: núcleo operacional autônomo ou assessoria de apoio ao serviço médico? Rev. Enfer. UERJ, n. 11, p. 98-103. Rio de Janeiro, maio, 2003. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v11n1/v11n1a16.pdf>.  Acesso em: 24 maio 2013.

NAUDERER, T. M; LIMA, M. A. D. S. A imagem da enfermeira: Revisão de literatura. Rev. Bras. Enferm., v. 20, n. 2, p. 223-224. Florianopolis, jun., 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v20n2/a01v20n2.pdf>. Acesso em: 24 maio. 2013.

OLIVEIRA, B. G. R. B. A passagem pelos espelhos: a construção da identidade profissional da enfermeira. Rev. Enfermagem, v. 15, n. 1, p. 60-67. Florianópolis, abr., 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n1/a07v15n1.pdf>. Acesso em: 24 maio 2013.


Comentário

avatar wanda
+2
 
 
a verdade está bem descrita no texto, mas a realidade continua por todos os profissionais de enfermagem, e acho difícil mudar o entendimento sobre a nossa atuação como profissional.......se formos trabalhar para esperar reconhecimento...lhe digo que é fato , é histórico, mas nunca vai mudar.....e sim melhorar se cada um se empenhar.
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar katia
+2
 
 
O profissão está sendo necessária, mas cabe aos enfermeiros mostrarem que têm valor e serem mais unidos como categoria e lutarem por melhores salários e condições de trabalho. Unidos chegaremos lá.
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar FRANCISCA
0
 
 
Tendo em vista, a enfermagem e uma profissao ,onde a assistencia e intervir ,cuidar em prol da clientela


populaçao.
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar Luis Miguel Dias
0
 
 
Temos sofrido com as dificuldades cotidianas. Com o Ato ´Médico o que será de nós.
Nosso conceito de multidisciplina r vai por terra abaixo
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar KATICILENE
0
 
 
acredito que esse reconhecimento profissional que tanto almejamos depende de cada um de nós . O profissional enfermeiro que ainda possuem uma postura submissa e um profissional alienado e estagnado, sem coragem de buscar conhecimentos e pratica-los com comprometimento e respossabildade.
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar Shirley
0
 
 
Tenho 11 anos de formada e vejo que a imagem das enfermeiras continua a mesma, principalmente agora com tantas faculdades lançando no mercado profissionais despreparados com diplomas, para cuidar de vidas. Eu tenho medo, do enfermeiro(a) que possa cuidar de mim em um hospital caso precise.
Na novela da globo, " Amor à Vida", as enfermeiras são comidas de médico, assim como as secretárias são prostitutas.
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar jonas soares
-1
 
 
Cursei o auxiliar de enfermagem em 1998 e técnico de enfermagem em 2004 e hoje estou no segundo semestre da faculdade de enfermagem , vou me formar em 2018, e na faculdade vejo pessoas que nunca teve contato com a profissão , entendo que todos tem direito de estudar o curso de seu interesse , mas não seria melhor ja tivecem uma bagagem de contato com a profissão, vou mais longe ainda eu prefiro estudar os 5 anos com carga horaria de 4200 para que minguem diga que a enfermagem so estuda 4 anos e so.
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar Jonas Soares
0
 
 
O brasil so vai mudaR A CARA DA ENFERMAGEM QUANDO ESTIVER SO UMA PROFISSÃO NA EMFERMAGEM , O ENFERMEIRO E A ENFERMEIRA , QUE SEJA ASSISTENCIAL .
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar cwy02
-1
 
 
If you have had your Loui Vuitton for a few years and the leather is starting to turn darker in some spots, you will be worried about putting some bad product on it and totally distroying my bag! [url=http://www.louisvuittonhan dbagsuksale.biz/]Louis Vuitton UK Online[/url]Yes, you are right. Louis Vuitton is your favorite hand bag. So you should treat it well. That's the hardest thing about vuittons is keeping them clean before they oxidize. Even though, there are still some ways to deal with it. [url=http://www.lvhandbagsuk.biz/]Louis Vuitton UK Online[/url]Firstly, you can use saddle soap for cleaning leather on bags thats already used and shiningmonkey to protect. Use the products and follow all the instructions.Secondly, don't use Appleguard cleaner on the vachetta. You can use the conditioner on the vachetta,though. [url=http://www.lvbagsuk.biz/]Louis Vuitton UK Factory Outlet[/url] Murph has some good tips as well. Shiningmonkey has been used by a lot of LV lovers with great results.Thirdly, baby wipes are great for bags esp. Lv. I would say if you are really concerned and nothing works take it to lv they will clean your bag nicely and professionally. They may charge you sometimes they do sometimes they don't.Forthly, [url=http://www.lv-uk.biz/]Louis Vuitton Bags Sale[/url]the small hard eraser on top of the pencil is a kind of magic eraser for the stain of LV.When you use it, you should run the hard eraser gently over the stains and see for yourself the diminishing patch. Don't rub too hard to avoid damaging the leather. The stain may not disappear completely but it will lighten significantly. [url=http://www.uk-lv.biz/]Louis Vuitton UK Outlet Store[/url] This trick may not remove leather stains of all types. But this could be one of the cheapest luxury bags leather care you can find.That's all the ways i know to clean LV. There will be some protections to care for your LV or other expensive leather handbags. So please focuse on our blog.
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
avatar Rosana Eli de Souza
0
 
 
Acho que a atualização é sempre necessário e adorei o Tema. Escolhi ser Enfermeira por um acaso e a única coisa que me arrependo é de não ter feito um curso técnico anteriormente, para ter mais conhecimento e questionar mais durante a faculdade. Busco minha identidade todos os dias, ao não desistir de me atualizar. Amo o que faço. Trabalho em dois Hospitais Filantrópicos, que se esforçam para sobreviver e tenho orgulho em fazer parte das instituições e buscar sempre melhorar. Com esta leitura inspirei-me em realizar uma pesquisa/artigo o qual devo entregar para uma curso de Pós-graduação.
Obrigado colegas.
Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar comentário
Cancelar
Verifique o Nome *
Informe o Email*
Verifique o Código*   
Chronocomments
Enviar Comentário

Atendimento Online


LiveZilla Live Help

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta
Das 08h00 às 17h

Calendário de Enfermagem 2014


Enquete

Qual o seu maior interesse pelo Programa Proficiência?

Redes Sociais