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Qualidade da educação em enfermagem

Hoje, as notificações de erro são de conhecimento público e muitas vezes são preveníveis. Esses erros podem estar relacionados ao exercício de técnicas de incumbência da equipe de enfermagem. Dentre as possíveis causas da ocorrência desses erros podemos citar: falta de atenção, sobrecarga de trabalho, deficiência na comunicação entre os componentes da equipe, e até mesmo o preparo inadequado dos profissionais por ensino de má qualidade.

O número de escolas de enfermagem é cada vez maior, assim como a sua procura. Assim nos perguntamos: qual a qualidade desse ensino? Ele está atingido os objetivos propostos? Estas instituições estão formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho? Os profissionais formados estão preparados para os desafios da profissão? 

Segundo informações repassadas pelo programa de entretenimento da rede Globo de televisão, Fantástico exibido em setembro de 2011, o Ministério da Educação (MEC) ao realizar exame para avaliar a qualidade do ensino nas faculdades de enfermagem do Brasil verificou que a porcentagem de cursos a baixo da média subiu de 6% para 47%. Dados como este apontam para indícios de que a qualidade de ensino e formação não está aumentando concomitantemente ao número de instituições abertas no Brasil (G1, 2011).

Os índices são preocupantes, pois são esses profissionais que estão entrando no mercado de trabalho diariamente, e que irão compor a nova geração de profissionais. No ensino, a universidade deve propiciar oportunidades para a construção do conhecimento, contribuindo assim, para a consciência crítica do aluno. Tanto na graduação quanto nos programas de pós-graduação, é preciso aproveitar todos os campos de ensino, pesquisa e extensão para que a aprendizagem seja mais efetiva e qualificada (PERES, 2002).

Em 2011, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o corte de 2.572 vagas do ensino superior em Enfermagem. A redução faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão os cursos, em função dos resultados considerados insuficientes no desempenho dos alunos e futuros profissionais de enfermagem. As graduações ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que indica a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5 (BRASIL, 2011).

Com as medidas tomadas pelo MEC espera-se que a qualidade do ensino em enfermagem eleve seu nível, oferecendo aos estudantes formação que o deixe preparado para o exercício da vida profissional. Mas não cabe somente ao MEC ou a Instituição de Ensino Superior oferecer um curso de excelência, mas também é de responsabilidade do aluno buscar o conhecimento e atualizar-se frequentemente.

E você leitor, concorda que as instituições de ensino precisam oferecer cursos de maior qualidade? Sabemos que erros ocorrem diariamente, no seu ponto de vista quais são os motivos para que esses erros aconteçam? Deixe sua opinião!


Elaborado por: Cassiana dos Martyres e Isabela Patrícia Borges 


Referências 

G1. Cursos de enfermagem de má qualidade ameaçam vida de pacientes. 19/09/2011. Disponível em: <http://www.gp1.com.br/noticias/cursos-de-enfermagem-de-ma-qualidade-ameacam-vida-de-pacientes-211826.html>. Acesso em: 09 jul. 2013.

BRASIL. MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC corta vagas de cursos de odontologia, farmácia e enfermagem de qualidade insatisfatória. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/11/29/mec-corta-vagas-de-cursos-de-odontologia-farmacia-e-enfermagem-de-qualidade-insatisfatoria>. Acesso em: 08 jul. 2013.

PERES.  A. M. Sistema de informações sobre pesquisa em enfermagem: proposta para um departamento de ensino de universidade pública 189 f. [dissertação - Mestre em Administração] Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Florianópolis. Florianópolis: Centro Sócio-Econômico da UFSC, 2002. Disponível em: <http://www.enfermagem.ufpr.br/paginas/publicacoes/Dissertacao_Aida.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2013.



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Qualidade da educação em enfermagem

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A população idosa e o risco de quedas

O crescente aumento da população idosa em todo mundo tem modificado a visão acerca da velhice. Esta mudança da população vem preocupando os países em desenvolvimento por não estarem preparados ainda para atender esta população de forma adequada e humanizada. (CARVALHO, RODRIGUEZ-WONG, 2008).

Assim, uma das grandes preocupações com os idosos hoje são os riscos de quedas, sendo estas consideradas de grande importância, pois marcam o inicio do declínio da função e/ou sintoma de uma doença. A frequência das quedas pode aumentar de forma rápida com a idade, em ambos os sexos, em todos os grupos étnicos e raciais (LANGE, 2005).

Estes acidentes podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e até mesmo a morte. Além disso, o idoso pode também perder a confiança e a vontade para caminhar devido ao medo, situação esta chamada de “síndrome pós-quedas”, fazendo com que aconteça a diminuição da mobilidade e o aumento da dependência (PAPALÉO NETTO, 2006).

Você conhece os fatores que causam os acidentes envolvendo quedas? Vamos ver quais são eles?

- Fatores Intrínsecos:

São aqueles relacionados às alterações fisiológicas do processo de envelhecimento (diminuição da visão, sedentarismo, alteração de equilíbrio e locomoção, fraqueza muscular); ou então, a uma patologia específica (doenças neurológicas, osteoporose, artrose, labirintite) e ainda ao uso de medicamentos (antidepressivos, ansiolíticos, anti-hipertensivos).

- Fatores Extrínsecos:

São aqueles relacionados ao ambiente em que o idoso interage, como sua casa, os locais públicos, o transporte coletivo, entre outros.

A prevenção pode ser realizada de diversas maneiras como:

- não utilizar tapetes escorregadios;

- aumentar a iluminação do ambiente;

- utilizar barras de apoio;

- evitar que o idoso utilize calçados escorregadios;

- não deixar objetos espalhados pelo chão;

- deixar a cama, sofás, cadeiras e até mesmo os armários com alturas adequadas para que o idoso não tenha dificuldades;

- evitar ambientes com muitos degraus, entre muitos outros.

Portanto, é fato que adaptar o ambiente para o idoso evita maiores riscos provenientes de uma queda!

Estima-se que em 2050, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172,7 idosos (IBGE, 2013).

Você já pensou como a prevenção do risco de quedas vai se tornar cada vez mais importante ao longo dos anos? Já parou para pensar aonde esta prevenção deve começar? E as calçadas e os locais públicos, o transporte coletivo, entre muitos outros, será que estes não necessitam de mudanças?

E nós, profissionais de enfermagem, o que podemos fazer para ajudar a evitar essas quedas? Pense nisso e compartilhe conosco suas ideias!


Texto produzido pela monitora Thais Eliana Wiezbicki


Referências

CARVALHO, J. A. M.; RODRIGUEZ-WONG, L. L. A transição da estrutura etária da população brasileira na primeira metade do século XXI. Cad Saúde Pública, v.24. n.3, p.597-605. Rio de Janeiro, mar. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v24n3/13.pdf>.  Acesso em: 22 abr. 2013.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE: População brasileira envelhece em ritmo acelerado. Disponível em: <http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=1272> Acesso em: 22 abr. 2013.

LANGE, C. Acidentes domésticos em idosos com diagnósticos de demência atendidos em um ambulatório de Ribeirão Preto, SP, 2005. 221f. [Tese Doutorado] - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: < www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde.../LANGE_C.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2013.

PAPALÉO NETTO, M. O estudo da velhice no século XX: histórico, definição do campo e termos básicos. In: FREITAS, E. V. (organizadores). Tratado de geriatria e gerontologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p. 2-12.

SÃO PAULO. Secretaria de Gestão Pública. Centro de Estudos Ortopédicos do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual). Manual de prevenção de quedas da pessoa idosa. Disponível em: <http://www.iamspe.sp.gov.br/> Acesso em: 22 abr. 2013.


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A população idosa e o risco de quedas 

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 A participação da família no internamento de RN em UTI Neonatal

O blog do Programa Proficiência de hoje vai tratar sobre a importância da participação dos familiares no internamento do recém nascido em UTI neonatal.

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